COM A ALMA ENTRE OS DENTES é o segundo livro da autora, um romance baseado em fatos históricos, mas fundamentalmente literário; uma saga sobre os doze governantes Incas e suas trajetórias, guerreiros desde a época das cavernas e do dilúvio, que sobrevivem e criam seus deuses, convivem com feiticeiras, gigantes, fadas e as amazonas da floresta. O romance chega ao ápice quando se concentra nas vidas de Athaualpa e de Pizarro e no desencontro entre esse último e a civilização governada pelos Incas, o qual resultou em que as riquezas desse povo fossem saqueadas, sua espiritualidade e sua crença em seus deuses fossem destruídas. Há aqueles que chamam tal fato de encontro de civilizações ou de descoberta; alguns, até mesmo, usam a palavra conquista. Esses termos são, na verdade, eufemismos para abrandar o que não tem brandura. Se isso foi um encontro, onde usar as palavras desastre, tragédia, colisão, hecatombe, extermínio em massa?
Dóris Giacomolli é, também, autora do romance O QUE QUEREM OS DEUSES e de diversos artigos publicados em revistas de literatura. Graduou-se em Letras na Universidade Federal de Pelotas/RS onde cursou também seu mestrado em literatura. Após, passou a estudar na Universidade Federal de Rio Grande para cursar doutorado em Literatura, História e Memória Literária e doutorado em Estudos de literatura e história, na Universidade Federal de Pelotas. Seu vasto currículo inclui ainda uma passagem pela UMCK - University of Missouri, onde estudou nos Estados Unidos para complementar sua formação profissional.
Conta a história do povo Inca, de maneira realista, relatando a sua cultura, estrutura familiar e luta pelo poder e guerras cruéis e sangrentas para ampliar territórios que sem dúvida contribuíram para seu declínio. A extinção definitiva deste povo foi sacramentada com a vinda dos espanhóis, com falsas promessas de ajuda e na realidade, com o apoio do governo espanhol , saquearam o restante do povo já enfraquecido. Toda essa epopéia é descrita pela autora de forma clara e emocionante cheia de mistério e suspense o que torna a sua leitura cativante até o fim. Parabéns!
Carlos Schneid
A obra Com a alma entre os dentes relata com excelência o Império Tawantinsuyu, onde uma série de monarcas guerreiros conquistou a hegemonia local e Cuzco passou a ser o centro do mundo incaico. Parabéns a escritora pela riqueza de detalhes na história apresentada, ótima leitura, recomendo!! Aproveitei, e já adquiri sua obra anterior: O que querem os deuses, ansiosa para finalizar.
Simone Valente
Com a Alma entre os Dentes, é o tipo de livro que prende a nossa atenção de tal forma que queremos ler sem parar. Agradeço meu amigo querido, que me presenteou com este livro inspirador.
Débora
Amo conhecer personagens diferentes, cada um com suas dores, dilemas morais, segredos e desejos. Com a alma entre os dentes, é um livro que prende o leitor ao seus enredos! No decorrer da leitura é perceptível o carinho com que ele foi redigido!
Mariana
Nesse romance da cultura Inca, é possível viajar no tempo, conhecendo um pouco mais da cultura e personalidade de seus governantes. A viagem que começa nos primórdios da civilização andina, passando por seus 12 Incas, e culmina com o domínio do povo indígena, pela força dos conquistadores espanhóis. O contato espanhol com o último imperador, Atahualpa, foi brilhantemente descrita pela autora com uma partida de xadrez. O paralelo, fez com que a partida jogada em 1912 em Londres entre Edward Lasker & Sir George Alan Thomas, tivesse sua existência "apenas" para participar desse romance. A atração fatal de Atahualpa, assim como o monarca na partida de xadrez, vai sozinho ao campo inimigo, sem resistência, ficou perfeita no contexto histórico. Foi uma cereja no bolo. Desfrutei muito da leitura. Amei!!
Israel Krüger
O livro é sensacional do início ao fim. Uma leitura empolgante que depois de iniciada não dá vontade de parar. Adorei!!!
Carmem Lozane Soares
Uma obra fantástica que nos leva a viajar no tempo e nos remete longínquo, onde imaginação do homem levava-os a acreditar em lendas que explicariam todos os fenômenos! Sempre necessitamos acreditar, ter fé em nós mesmos para ter forças e seguir adiante! Maravilha de história! A autora mais uma vez usa sua capacidade de criar, viajar e mostrar a sua arte através da escrita! Parabéns!
Neuza Maria Corrêa da Silva